sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Teleológica X Deontológica

      Teleológica é uma ética que sustenta que o que é correto só pode ser definido a partir das consequências que uma dada ação produz. Isso se dá por que para esse tipo de teoria ética, só podemos afirmar o que é correto se antes definirmos o bem a ser alcançado.
      O utilitarismo é um tipo de teoria teleológica, como podemos ver na definição dos seu dois tipos mais comuns: o utilitarismo de atos e de regra. O utilitarismo de atos diz que uma ação é correta se sua realização dá origem a estados de coisas pelos menos tão boas quanto aquelas que teriam resultado em cursos alternativos de ação. Já o utilitarismo de regras afirma que uma ação é correta se esta estiver em conformidade com uma regra que resulte num estado de coisas pelo menos tão boas quanto aquelas resultantes de regras alternativas.
      Mas há também um outro tipo de teoria ética, são as deontológicas. Essa teoria sustenta que é correto é algo moralmente bom em si mesmo desprezando as consequências que delas podem resultar. Isso se deve por que para ela, só é possível realizar o bem se antes definirmos o que é correto a partir do bem que emana da natureza humana ou das legislações firmadas num pacto social.
      Apesar das duas teorias, teleológica e deontológica, terem concepções diferentes, isso não quer dizer que as duas são contrárias em tudo. Em muitos casos as duas possuem a mesma opinião a cerca de uma determinda ação. O que vai diferenciar são as justificativas que as duas encontram para se opor a esta ação.

FONTE: CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, Por uma ética ilustrativa e progressista: uma defesa do utilitarismo. IN: OLIVEIRA, Manfredo A. de. (org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes 2000, p.99-117.

8 comentários:

e. rêgo disse...

O Utilitarismo parece ser, por natureza, algo difícil de se conciliar com uma espécie de Ética Deontológica por sua característica de assumir o "bem" em termos de utilidade o que sempre é contingente. Mas assumir que haja um bem, e que este é derivado de fatos do mundo ainda coloca os utilitaristas na mesma situação daqueles que defendem alguma teoria ética que cai na falácia naturalista descrita por Moore e outros.

ética marxista disse...

O utilitarismo propõe diversas maneiras de garantir a satisfação das pessoas que compõem uma comunidade, embora nem todos sejam contemplados em suas teorias. A idéia de bem-estar parece ser algo naturalista, como se fosse uma condição necessária a todo ser humano; do ponto de vista biológico a nutrição, o desejo sexual e o repouso deveriam ser garantidos para que esse bem-estar de fato se estenda para o âmbito social. Socialmente falando uma vida bem sucedida – no modelo atual – é possuir boa renda econômica, moradia, reconhecimento etc. conciliar os aspectos biológicos com o social parece ser possível, já que o fato de se ter dinheiro garante os três aspectos essenciais que perpassam a nossa vontade natural. Mas nem todos estão aptos ao modelo social por não possuírem meios de obter conhecimento ou dinheiro, nesse caso o bem-estar não pode estar relacionado com a satisfação de modelos de vida socialmente estabelecidos, pois eles são diversificados e nem todas as pessoas são capazes de realizá-los. E só sobram as dúvidas: quem foi visualizado no momento de concepção dessas teorias, os eruditos, a população de uma única nação? Quais os desejos que devem ser satisfeitos: os que se originaram do medo, do orgulho, do ressentimento, os desejos naturais? A meu ver os utilitaristas não deram conta desses questionamentos tão simplórios...

David Hume disse...

*** JÔZIANE DE ARAUJO

Os utilitaristas procuram fazer uma ação moral correta que atinja maior bem, prazer e felicidade a todos. E aos que acreditam nessa doutrina: "o principio da maior felicidade pra todos", se adaptarmos para os dias de atuais de uma forma inversa, "procurar uma felicidade individualista e egoísta". Como vejo os utilitários se apresentam como salvadores da humanidade, a base de sua doutrina é referente ao conjunto de regras estabelecidas a partir do princípio de utilidade(maior bem para o maior número) Proporcionando as melhores conseqüências.

Ética Feminista disse...

Teleológica X Deontológica, nesta oposição entre duas ética é que os utilitaristas pcuram diferencia-las mostrando como a ética Teleológica mostra-se distinta da ética Deontológica, no sentido de que existem dois tipo de utilitsarismo, o de Ato que diz;O utilitarismo de atos diz que uma ação é correta se sua realização dá origem a estados de coisas pelos menos tão boas quanto aquelas que teriam resultado em cursos alternativos de ação.e o de regra que diz; ma ação é correta se esta estiver em conformidade com uma regra que resulte num estado de coisas pelo menos tão boas quanto aquelas resultantes de regras alternativas. diferente desa ética Teleológica a ética Deontológica diz que as coisas são moralmente boas em si mesma não importando as consequencias que possam resultar delas. como podemos ver há uma diferencia~çao nas éticas respectivas, mas ao mesmo tempo elas se correlacionam.

Eu ... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eu ... disse...

Marcos Wesley

O utilitarismo vê como justo a soma da satisfação dos indivíduos de uma sociedade, porém esquece da questão que Rawls fala da iviolabilidade da pessoa, ou seja a maioria poderia desrespeitar as preferências das minorias. Daí que o utilitarismo não consegue justificar os direitos e liberdades existentes num sistema democrático. Ele argumenta sobre a noção de equidade como sendo deontologica, porque não especifica o que é bom independentemente do justo/correto e nem o considera como a maximização do bem. Rawls critica o utilitarismo por ele não ser neutro diante de conflitos entre concepções de bem. Olha aí a crítica feminista entrando aí como indagadora dessa maioria sendo a legisladora em absoluto da minoria. J.S. Mill tambem questiona essa equidade e imparcialidade quando abordamos o conhecimento e o sentimento e a maximização do bem?

Diva disse...

Por favor muda a cor de fundo...não consigor ler pois não consigo ver.

Anônimo disse...

bom

Postar um comentário